Dicas da Multidog Filhotes

Os Sentidos dos Cães

sentidos caes

Os cães são da família dos canídeos, que possui um dos animais mais temidos do mundo, o lobo. Esta família de predadores possui sentidos apurados para a captura de presas.

Olfato

Com 30 vezes mais tecidos sensoriais olfativos do que o ser humano, essa capacidade olfativa permite que sejam adestrados para encontrarem inúmeras coisas, como drogas, fugas de gás, minas terrestres e pessoas soterradas.
Os cães possuem um olfato bem desenvolvido e dependem muito dele. Quem já passou a mão no focinho de algum cão percebeu que ele é gelado e molhado, pois dessa forma eles conseguem aumentar e melhorar a captação de odores.
Se o focinho não fosse molhado, ele não seria tão eficiente e os animais não conseguiriam farejar seus ossos, brinquedos e outros objetos.
Em alguns casos, o focinho do cão pode ficar quente e seco, o que pode significar que o animal está doente, com alguma disfunção ou com muito calor.
Para nós o mundo é feito essencialmente de imagens, enquanto o dos cães é um mundo de cheiros. Para o homem um objeto deixa de existir assim que desaparece da sua visão, mas para o cão mesmo quando o objeto já não está fisicamente ali, ele continua presente durante várias horas ou mesmo dias, graças a seu cheiro.
Entre os sentidos dos cães o mais desenvolvido é o faro, embora existam
diferenças muito grandes de raça para raça. A sensibilidade olfativa é ainda muito importante para eles, pois o faro tem um grande papel na sua vida social.

Audição

Os cães ouvem sons quatro vezes mais distantes do que o ser humano, além de ouvirem ultra-sons de até 60 Khz, inaudíveis aos seres humanos, que só escutam até 20 Khz.
Ao contrario da visão, a audição do cão é muito desenvolvida, fazendo com que ele
perceba vibrações sonoras de altíssima freqüência, que o ouvido humano não
capta, além  de  ter a capacidade de diferenciar sons diversos, como por exemplo,
identificar o ruído do automóvel do dono entre outros automóveis da mesma marca
e cilindrada.
A audição também é determinante na socialização do cão, a aptidão para
reconhecer os diferentes sons emitidos pelos seus semelhantes, marca o inicio da
socialização do filhote, fazendo com que os exemplares que ouvem mal, desde a
sua infância, por causa de uma deficiência  auditiva, encontrem muitas dificuldades
em se integrarem num grupo social.

Visão

A visão noturna dos cães é muito melhor que a dos humanos. O seu ângulo de visão também é mais amplo, devido aos olhos estarem ao lado da cabeça. Os cães, assim como todos os mamíferos não-primatas, são ditos dicromatas e não conseguem enxergar a cor verde.
Podemos afirmar que o cão não tem uma boa visão, independente das variações da
acuidade visual de raça para raça. O cão distingue cores, ao contrario da lenda
que se criou de que sua visão seria em preto e branco, a verdade é que sua
capacidade de diferenciar os matizes das cores é muito menor do que a do homem.
Em alguns aspectos o cão leva vantagem sobre o homem, seu campo de visão é mais largo, em virtude da posição dos olhos tenderem para os lados da cabeça, fazendo com que eles fiquem mais bem inteirados do que ocorre a sua volta, além de enxergarem melhor que o homem em ambientes com pouca luz.
A visão não é um sentido primordial para o cão, mas sim secundário, os estudos até agora efetuados não avançaram muito no conhecimento da visão na espécie canina, ainda não se pode saber exatamente como os cães vêem o mundo que os rodeia.

O Paladar  

Talvez de todos os sentidos dos cães, o que menos conhecemos é o paladar,
sabemos que paladar e faro estão interligados entre si, mas o faro prevalece sobre o paladar, basta notar que diante de um alimento o cão primeiro cheira, para depois o abocanhar. O cão efetivamente não saboreia, mas engole sem mastigar ou com poucas mastigadas.  

O Tato  

Da sensibilidade externa dos cães, sabemos que eles respondem bem as carícias.
Sensações táteis, térmicas e dolorosas são recebidas pela pele e pela mucosa, mas nosso conhecimento do seu sentido do tato permanece rudimentar, parece que o tato do cão é muito pouco desenvolvido, pois o tecido das almofadas plantares não permite que colham informações muito precisas.  

O Sexto Sentido  

O que permite que um cão afastando-se da sua casa, volte para ela mesmo depois de semanas de sacrifícios físicos? Tudo seria explicável se o cão apenas tivesse percorrido caminhos já conhecidos, mas o que dizer da capacidade de voltar para casa de lugares distantes, as vezes centenas de quilômetros e por caminhos desconhecidos até então.
Como explicar essas proezas que certos cães são capazes. Será que realmente existe um sexto sentido? Poderá existir telepatia entre o cão e seu dono? Alguns fatos parecem confirmar a existência do sexto sentido, mas esse fenômeno foge do nosso conhecimento e ainda está envolto em muitos mistérios.

Pedigree e Garantia de Filhotes

Pedigree e Garantia
Nossos filhotes possuem pedigree, e são vacinados e vermifugados de acordo com a idade.

Transporte de Filhotes

Transporte de Filhotes
Adquira um Filhote na MultiDog e tenha a certeza que ele chegará bem até você!

Formas de Pagamento de Filhotes

12 x no Cartão de crédito
Parcelamos os filhotes no cartão em até 12 vezes, com toda a segurança.

MultiDog Filhotes. Todos os direitos reservados.